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Id:380 - (914)
Autor:Rudá, Caio; Coutinho, Denise; Almeida Filho, Naomar de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em psicologia no Brasil: o período do currículo mínimo (1962-2004)^ipt / Psychology education in Brazil: minimum curriculum era (1962-2004)
Fonte:Memorandum;29:59-85, 2015. .
Resumo:Apresenta-se súmula histórica da formação em Psicologia no Brasil entre 1962 e 2004, focalizando o período do Currículo Mínimo. Examina-se a dimensão da formação, balizada pela trajetória socioeconômica e política do país e os debates sobre formação e profissionalização. Realizou-se leitura crítica de textos contemporâneos à consolidação da rofissionalização e à expansão do ensino da Psicologia, além de documentos que resgatam a história desse movimento ou oferecem contextualização dessa dimensão. Encontrou-se flagrante descontentamento com a formação pré-determinada e uniforme para cursos de Psicologia; o Currículo Mínimo, dispositivo garantidor da uniformidade da formação, não respondia às exigências da sociedade. Inúmeras propostas apontavam para reformulação curricular como modo de alcançar transformações propostas para a formação. No auge desse processo, foram implantadas as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia, referencial normativo flexível, que reconhece a pluralidade do campo e estabelece orientações gerais para a formação (AU).^ipt.
Descritores:Educação Superior
Currículo
Psicologia/hstt
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a29/rudacoutinhoalmeidafilho01/

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Id:376 - (910)
Autor:Lyra, Jorge; Medrado, Benedito.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Fulvia Rosemberg: memórias a partir do lugar do afeto^ipt.
Fonte:Rev. Estud. Fem;38(4):905-911, 2014. .
Resumo:In Memorian: Fulvia Rosemberg, psicóloga, professora e pesquisadora da PUC-SP.^ipt.
Descritores:Biografia como Assunto
Psicologia Social
Educação Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000300010

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Id:363 - (897)
Autor:Scochi, Maria José; Mishima, Silvana Martins; Peduzzi, Marina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Maria Cecília Puntel de Almeida: construtora de pontes entre Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira^ipt / Maria Cecília Puntel de Almeida: builder of bridges between Nursing and Public Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;20(12):3891-3896, 2015. .
Resumo:A Professora Maria Cecília Puntel de Almeida (1944-2009) construiu uma trajetoria profissional e acadêmica marcada pela busca e fortalecimento da interface entre a Enfermagem e a Saúde Coletiva brasileira. Esta conexão e a compreensão da complexidade dos problemas de saúde e das necessidades das pessoas em busca de cuidado foram reconhecidas por Cecília, desde o início de sua carreira e se fazem presente, tanto na produção científica, quanto nas suas contribuições nos diversos campos em que atuou. Para além da concepção do processo de trabalho da enfermagem, Cecília também contribuiu para se pensar as práticas em saúde e a formação multiprofissional na construção de saberes diferenciados, tendo como perspectiva a luta pela democracia na saúde e a compreensão desta como direito de cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem
Saúde Pública
Educação Superior
Biografia como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232015001203891

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Id:347 - (881)
Autor:Almeida Filho, Naomar Monteiro de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contextos, impasses e desafios na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil^ipt / Contexts, impasses and challenges for training Public Health workers in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1677-1682, 2013. .
Resumo:Comentário introdutório sobre conjunturas históricas, impasses institucionais e desafios curriculares na formação de trabalhadores em Saúde Coletiva no Brasil. Em primeiro lugar, propõe-se a tese de que o estado brasileiro não tem cumprido sua responsabilidade de garantir à população serviços públicos de qualidade, com acesso pleno e equidade, conformando "as quatro perversões da educação brasileira". Em segundo lugar, analisa-se o sistema público de saúde, em tese universalista, mas que, subfinanciado e com carências reconhecidas, contribui para aumentar a exclusão social. Finalmente, destaca-e a necessidade de novos modelos de formação de pessoas tecnologicamente competentes, capazes de trabalhar em equipe, criativas, autônomas, resolutivas, engajadas na promoção da saúde, abertas à participação social, comprometidas com a humanização da saúde (AU).^ipt.
Descritores:Educação Superior
Saúde Pública
Eqüidade
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600019&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:346 - (880)
Autor:Teixeira, Carmen Fontes de Souza; Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas; Rocha, Marcelo Nunes Dourado.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil^ipt / Interdisciplinary Bachelor's degree in Health: an innovative proposal in higher education in Health in Brazil
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(6):1635-1646, 2013. .
Resumo:Este artigo descreve e analisa o contexto político-institucional e o processo de elaboração e implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) no período 2006-2011. A metodologia utilizada incluiu revisão documental e análise dos registros pessoais dos pesquisadores envolvidos. A partir dos conceitos de "janela de oportunidade" e "organização hipercomplexa", verificou-se que foram criadas estruturas gerenciais e organizativas, elaborados documentos-mestres e desencadeadas ações para a implantação do curso, ligadas à conformação do corpo docente e do Colegiado do curso, elaboração do Projeto Pedagógico, planejamento, execução e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem nos diversos componentes curriculares. A análise dos desafios e perspectivas do curso aponta que o maior problema enfrentado é a tensão entre o modelo de formação superior, profissional e disciplinar, existente até então e o modelo interdisciplinar proposto pelo BI, tensão que pode ser superada pela implantação do regime de ciclos, com a institucionalização do BI como primeiro ciclo da formação profissional na área de saúde (AU).^ipt.
Descritores:Formação de Recursos Humanos
Educação Superior
Educação Pré-Médica
Universidades
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000600015

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Id:324 - (858)
Autor:Schneider, Olívia Maria Ferreira; Neves, Alden dos Santos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Conversas sobre formarfazer a nutrição: as vivências e percursos da Liga de Segurança Alimentar e Nutricional^ipt / Conversations about buildingforming nutrition: the experiences and paths of food and nutrition security
Fonte:Interface comun. saúde educ;18(48):187-196, 2014. .
Resumo:O presente artigo narra a trajetória da Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional (LASAN). Iniciativa pioneira de vivências práticas e discussões aprofundadas no tema segurança alimentar e nutricional. Surgiu como resposta aos desafios propostos em sala de aula sobre os modos de fazer a nutrição incluindo a responsabilidade da promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada. Esta narrativa aborda a rede de temas sobre formação em nutrição e segurança alimentar e nutricional. Referencia-se nos conhecimentos de autores que debatem a formação e a educação crítica como prática social. A trajetória da LASAN aponta para caminhos renovados onde se podem transformar em ação os saberes relevantes em SAN, assim como experimentar renovadas formas de aprenderensinar Nutrição (AU).^ipt.
Descritores:Nutrição em Saúde Pública
Educação Superior
Segurança Alimentar e Nutricional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100187&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:295 - (829)
Autor:Mendes, Layza Castelo Branco; Caprara, Andrea.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Interdisciplinary bachelor's degree in health: analysis of a new higher education curriculum in Brazil^ien.
Fonte:Interface comun. saúde educ;16(42):719-731, jul./set. 2012. .
Resumo:Brazilian public universities are undergoing an intense process of change in search of solutions to transform themselves into institutions that are more attuned to 21st century social needs. In this regard, the aim of this study was to analyze a new higher education curriculum offered at the Federal University of Bahia (UFBA): the Interdisciplinary Bachelor's degree in Healthcare. This was a preliminary qualitative investigation, accomplished as a case study. The methodological tools used include document analysis, open interviews and participant observation. It was seen that the teachers were engaged in the process of putting together a course that promotes training of professionals qualified to undertake social development. It was also noted that the students were themselves proving to be capable of deep critical reflection on social issues. It was therefore concluded that the case studied has provided the results expected by the higher education institution hosting the course. (AU)^ien.
Descritores:Pessoal de Saúde
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300011

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Id:291 - (824)
Autor:Nicioli Junior, Roberto Bovo; Mattos, Cristiano.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História e memória do ensino de física no Brasil: a faculdade de medicina de São Paulo (1913-1943)^ipt.
Fonte:Ciênc. educ. (Bauru);18(04):851-873, 2012. .
Resumo:Este trabalho apresenta um recorte histórico do ensino de Física na Faculdade de Medicina de São Paulo no período de 1913 a 1943. Vimos que o curso superior de Física foi essencial no remodelamento curricular da Física secundária. Destacamos a seleção cultural escolar por meio dos livros didáticos, apontando para aqueles que influenciaram e guiaram as mudanças curriculares da instituição, cujo enfoque curricular, no ensino de Física, foi criado em virtude de uma necessidade social. Mergulhamos nas práticas escolares por meio das relações microscópicas entre o que se estudava e que encontramos materializado nas avaliações do conteúdo de Física. Dessa forma, expusemos tradições pedagógicas, procedimentos e condutas sobre o cotidiano escolar da instituição que visavam aprimorar o ensino de Física. Assim, as questões e exercícios das provas analisadas, foram necessidades pedagógicas criadas dentro e para a escola, que não são constantes e uniformes, uma vez que dependem da sociedade, do público escolar e das matérias. (AU)^ipt.
Descritores:Física
Educação Superior
Livros de Texto como Assunto
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400008

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Id:269 - (780)
Autor:Dias, Henrique Sant'Anna; Lima, Luciana Dias de; Teixeira, Márcia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória da política nacional de reorientação da formação profissional em saúde no SUS^ipt.
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;18(06):1613-1624, jun. 2013. .
Resumo:Este artigo analisa a política nacional de reorientação da formação profissional em saúde, desenvolvida a partir de 2003, e seus antecedentes. Destaca marcos e transformações no percurso temporal da política de 1980 a 2010, elementos de continuidade e mudanças e conexões existentes entre iniciativas anteriores e a política atual. O estudo envolveu revisão de literatura sobre o tema e análise documental apoiados no referencial teórico de análise das políticas públicas, em especial o institucionalismo histórico. Os resultados apontam quatro distintos momentos da trajetória da política, demarcados por inflexões nas iniciativas de reorientação da formação superior em saúde: antecedentes; experiências iniciais; protagonismo universitário; ampliação e aprimoramento. Como elemento de continuidade, nota-se permanência dos eixos norteadores nos objetos preconizados nas políticas. As evidências de implementação expressam perspectiva de ampliação, com diversificação dos atores e organizações mobilizados, e mais projetos implantados. A experiência acumulada sugere amadurecimento das bases estruturantes das ações e as principais mudanças referem-se à valorização das instâncias decisórias do SUS e à aproximação com o processo de descentralização e regionalização da política nacional de saúde. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
Políticas Públicas de Saúde
Administração de Recursos Humanos
Pessoal de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000600013

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Id:250 - (599)
Autor:Leonello, Valéria Marli; Miranda Neto, Manoel Vieira de; Oliveira, Maria Amélia de Campos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação superior de Enfermagem no Brasil: uma visão histórica^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;45( n.spe2):1774-1779, 2011. .
Resumo:Descreve-se o processo de expansão do ensino superior em Enfermagem brasileiro, destacando a diversidade e heterogeneidade desse sistema. Observa-se que o ensino nessa área teve um crescimento muito acelerado e desorganizado a partir da década de noventa. Tal crescimento evidenciou a diversidade e heterogeneidade das instituições de ensino, aspectos que repercutem também no perfil do docente, especialmente na titulação e no regime de trabalho, que variam de acordo com sua inserção institucional. Defende-se que esses efeitos irão repercutir, em última instância, na docência e, portanto, na própria formação inicial, na qualificação do profissional de enfermagem e, consequentemente, na assistência de enfermagem oferecida aos usuários dos diferentes serviços de saúde. Conclui-se pela necessidade da identificação do perfil profissional e dos distintos processos de trabalho docente, contextualizado no cenário atual de políticas públicas voltadas para o sistema de ensino superior no Brasil(AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
Educação em Enfermagem
Docentes
Meio Eletrônico:dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800024
Localização:BR1273.1

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Id:241 - (590)
Autor:Contim, Divanice; Sanna, Maria Cristina.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Ensino de administração de serviços de saúde: perfil de enfermeiras que exerceram a docência^ipt.
Fonte:Acta paul. enferm;24(6):756-761, 2011. .
Resumo:Descrever o perfil de enfermeiras que exerceram a docência em um Curso de Administração Hospitalar nos anos 1970. MÉTODOS: Estudo histórico documental constituído de fontes primárias e secundárias produzidas entre 1975 e 2009. O conteúdo constante nessas fontes foi analisado frente ao processo de trabalho em Enfermagem, e estudado à luz da teoria da Burocracia. RESULTADOS: Foi descrito o perfil profissional de quatro enfermeiras docentes A primeira era diretora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; a segunda era americana, professora do Incarnate Word Collegge, Texas, mestre em ciências; a terceira foi a primeira presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo; e a quarta era Diretora do Serviço de Enfermagem do Instituto do Coração do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CONCLUSÃO: Constatou-se que essas enfermeiras eram detentoras de projeção em suas carreiras e esse prestígio, possivelmente, agregou valor ao curso citado(AU)^ipt.
Descritores:Organização e Administração
História da Enfermagem
Educação Superior
Saúde
Educação
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000600004
Localização:BR1273.1

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Id:220 - (569)
Autor:Haddad, Ana Estela; Morita, Maria Celeste; Pierantoni, Célia Regina; Brenelli, Sigisfredo Luis; Passarella, Teresa; Campos, Francisco Eduardo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação de profissionais de saúde no Brasil: uma análise no período de 1991 a 2008^ipt / Formación de profesionales de salud en Brasil: un análisis en el período de 1991 a 2008
Fonte:Rev. saúde pública;44(3):[383-393], jun. 2010. .
Resumo:Estudo conduzido com o objetivo de contribuir para o planejamento e implementação de políticas de qualificação profissional no campo da saúde. Foram analisados 14 cursos de graduação da área da saúde: biomedicina, ciências biológicas, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, no período de 1991 a 2008. Dados sobre número de ingressantes, taxa de ocupação de vagas, distribuição de concluintes por habitante, gênero e renda familiar foram coletados a partir dos bancos do Ministério da Educação. Para o curso de medicina, a relação foi de 40 candidatos por vaga nas instituições públicas contra 10 nas privadas. A maioria dos ingressantes era composta por mulheres. A região Sudeste concentrou 57% dos concluintes, corroborando o desequilíbrio de distribuição regional das oportunidades de formação de profissionais de saúde e indicando a necessidade de políticas de incentivo à redução dessas desigualdades.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
História
Pessoal de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Formação de Recursos Humanos
Avaliação Educacional
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102010000300001&lng=pt&nrm=iso
Localização:BR1273.1

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Id:212 - (561)
Autor:Romero, Lucía.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:La Facultad de Medicina en el marco de los procesos de modernización y profesionalización académica en la Universidad de Buenos Aires, 1955-1958: temas en debate y frentes de convergencias^ies / The role of the Faculty of Medicine in the process of academic modernization and professionalization at the University of Buenos Aires, 1955-1958: issues in debate and points of convergence
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;17(3):[663-677], 2010. .
Resumo:Analiza las afinidades entre los contenidos centrales de los procesos de modernización académica en la Universidad de Buenos Aires a mediados de 1950 y las figuras que lideraron tales procesos, con las visiones, transformaciones y sujetos innovadores que intervinieron desde la Facultad de Medicina. Reconstruye los debates, propuestas de transformación y cambios allí efectuados, tendiendo, en particular, a la figura de Alfredo Lanari y a las ideas sobre investigación clínica, docencia y atención médicas que él impulsó durante el Primer Congreso de Educación Médica de la Asociación Médica Argentina (1957), las cuales mostraron la complejidad del full time para un perfil profesional como el del investigador clínico.(AU)^ies.
Descritores:Universidades
Educação Superior
Escolas Médicas
Avaliação Educacional
Pesquisa Biomédica
Argentina
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702010000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=es
Localização:BR1273.1

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Id:202 - (534)
Autor:Bispo Júnior, José Patrício.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(3):[655-668], jul.-set. 2009. .
Resumo:Discute a formação em fisioterapia no Brasil, problematizando aspectos da expansão do ensino, o campo de atuação e o perfil profissional. A abertura de novos cursos atingiu acelerada expansão a partir de 1997, porém de forma desregulada, com privatização do ensino e concentração geográfica dos cursos. A ampliação do número de cursos e a maior oferta de profissionais não resultaram em maior acesso da população à assistência em fisioterapia. O modelo da formação adotado tem sido o curativo-reabilitador privatista, inadequado à nova realidade epidemiológica e ao atual modelo de atenção à saúde. Observam-se, nos últimos anos, o surgimento de iniciativas de mudanças no ensino da fisioterapia e a construção de outro perfil profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Fisioterapia (Especialidade)
Educação Superior
Educação em Saúde
Capacitação Profissional
Sistema Único de Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000300005&lng=pt&nrm=iso

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Id:201 - (533)
Autor:Campello, Ana Margarida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino como negócio: a expansão da oferta dos cursos de formação detecnólogos em saúde no brasil^ipt / Teaching as business: the growth in the offering of health technologists’ education courses in Brazil
Fonte:Trab. educ. saúde;7(supl):[175-190], 2009. .
Resumo:Este trabalho apresenta resultados preliminares da pesquisa “Formação de tecnólogos em saúdeno Brasil: tendências, situação atual e a relação quantidade-qualidade”. Inicialmente, são analisados dados dos censos da educação superior (1991-2006), buscando-se identificar as principais características da evolução da oferta dos cursos de formação de tecnólogosem saúde, destacando-se o caráter privado da explosão da oferta, a partir, principalmente, dos primeiros anos deste século e, como consequência,da reforma da educação profissional dos anos 1990, no Brasil. Em seguida, apresentam-se questões sobreo perfil do tecnólogo, sobre as características históricas desses cursos e a pertinência de sua oferta na área da saúde, comparando-se as especificidadesda formação do técnico, do tecnólogo e do bacharel. Como conclusão, são assinalados indicativos para a continuidade desta pesquisa, com vistas à realização de estudos comparados sobre a formação de tecnólogosem saúde no Brasil e em outros países.(AU)^ipt.
Descritores:Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Pessoal de Saúde
Tecnologia Biomédica/educ
Educação Superior
Educação Profissionalizante
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=265

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Id:200 - (532)
Autor:Rosa, Soraya Diniz; Lopes, Roseli Esquerdo.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Residência multiprofissional em saúde e Pós-Graduação Lato Sensuno Brasil: apontamentos históricos^ipt / Multiprofessional residency in healthcare and postgraduate education in Brazil: historical remarks
Fonte:Trab. educ. saúde;7(3):[479-498], nov. 2009-fev. 2010. .
Resumo:Trata-se da discussão da educação superior brasileira, tomando-se como parâmetro a especializaçãono conjunto da pós-graduação, a partir da análise do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde, reconhecido como pós-graduação lato sensu. Utilizou-se a pesquisa histórica e documental como instrumento para análise dos problemas enfrentados no modelo de formação proposto no referido programae apresentado pelos ministérios da Educação e da Saúde como base para a consolidação da política nacional de educação em saúde. Os resultados alcançados nos permitem afirmar a importância da pósgraduação lato sensu no âmbito da educação em saúde.Contudo, sua oferta descontínua e, na maioria dos casos, não acadêmica, tem caracterizado um modelo limitado pela lógica mercantil, evidenciando a faltade políticas públicas que assegurem a devida qualificação profissional. A Residência Multiprofissional em Saúde pretende ser uma nova estratégia para políticas de educação permanente que, enfocando categorias profissionais não médicas da área, favoreça a produção das condições necessárias para mudanças no modelo médico-assistencial restritivo, ainda hegemônico,de atenção em saúde. Resta saber se essa interferência no modelo educacional vai contribuir para uma melhor ação profissional ou se restringe à estruturação da rede de serviços públicos, através da oferta de um campo de trabalho precarizado.(AU)^ipt.
Descritores:Internato e Residência
Saúde
Pessoal de Saúde
Educação Superior
Educação de Pós-Graduação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.revista.epsjv.fiocruz.br//include/mostrarpdf.cfm?Num=271

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Id:197 - (529)
Autor:Mourão, Maria das Graças Mota; Caldeira, Antônio Prates; Raposo, José J. B.Vasconcelos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A avaliação no contexto da formação médica brasileira^ipt / Student evaluation in the context of medical training in Brazil
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(3):[441-453], jul.-set. 2009. .
Resumo:Este artigo tem por objetivo aprofundar a discussão acerca da avaliação no ensino superior no contexto atual das escolas médicas brasileiras, com vistas a estimular a reflexão e a discussão de todos aqueles que de uma forma ou de outra estejam envolvidos no processo educativo. Entendemos que pesquisas a respeito da temática nos permitem repensar práticas e construir propostas mais participativas, voltadas aos processos, considerando a própria experiência, as diversidades e a complexidade da instituição. Discute-se, portanto, o processo autoavaliativo, ético e responsável, para que a instituição de ensino médico possa fazer uma reflexão crítica e participativa sobre suas ações, conhecer seu efetivo papel no engajamento com a comunidade e sua verdadeira contribuição para o seu desenvolvimento. Pretende-se explicitar a avaliação como força transformadora, que considera a relação mútua existente entre os aspectos qualitativos e quantitativos, a natureza da relação pedagógica e os objetivos que se propõe a alcançar, tendo em vista a complexidade e o dinamismo do processo de ensino.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Educação Superior
Avaliação
Escolas Médicas
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300015

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Id:181 - (513)
Autor:Figueiredo, Mariangela Aparecida Gonçalves; Baptista, Suely de Souza.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora: 1977-1979^ipt / The Nursing Course of Universidade Federal de Juiz de Fora: 1977-1979
Fonte:Rev. bras. enferm;64(2):[512-517], jul.-ago. 2009. .
Resumo:Pesquisa histórico-social tendo como objetivos: caracterizar o ensino superior de enfermagem na cidade de Juiz de Fora e discutir as razões e motivações que determinaram a criação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Fontes primárias: documentos escritos e depoimentos orais. A discussão dos resultados foi orientada por conceitos de Pierre Bourdieu. Na década de 1970, o Departamento de Assuntos Universitários do Ministério da Educação empreendeu esforços para a criação de cursos de enfermagem em universidades federais. Como o processo de negociação para a incorporação da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo à Universidade Federal de Juiz de Fora fracassou, em 1978 foi criado um Departamento de Enfermagem vinculado à Faculdade de Medicina da UFJF, e em 1979, iniciou o funcionamento do Curso de Enfermagem desta universidade. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
História da Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000400003&script=sci_arttext

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Id:179 - (511)
Autor:Rodrigues, Rosa Maria; Caldeira, Sebastião.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação na Graduação em Enfermagem no Estado do Paraná^ipt / The education in Graduate Nursing in the State of Paraná, Brazil
Fonte:Rev. bras. enferm;62(3):[417-423], mai.-jun. 2009. .
Resumo:Abordamos a implementação das Diretrizes Curriculares da graduação em enfermagem no Paraná identificando as reformulações curriculares desencadeadas, analisando mudanças efetuadas e identificando princípios pedagógicos que efetivamente se materializaram com as novas propostas. Constatamos crescimento em torno de 80% dos cursos/escolas de enfermagem privados. Analisamos 9 projetos político pedagógicos mostrando que alguns cursos fizeram construções próprias a partir das diretrizes curriculares, outros se adequaram a elas literalmente. Os dados referentes à educação centrada no aluno; o papel do professor; a pedagogia das competências; o aprender a aprender; o Sistema Único de Saúde como foco da formação; a licenciatura/educação na enfermagem; a pesquisa na graduação; os tempos na formação e o enfoque metodológico do curso atestam esta afirmação. (AU)^ipt.
Descritores:Educação Superior
Educação em Enfermagem
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000300013

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Id:166 - (176)
Autor:Loureiro, Ines Rosa Bianca; Baptista, Marisa Todescan Dias da Silva.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A história da psicologia como disciplina de mestrado: relato de uma experiência^ipt / History of psychology as a masters degree discipline: report of an experience
Fonte:Memorandum;12:143-151, abr. 2007. .
Resumo:O artigo apresenta uma experiência de ensino de História de Psicologia em um curso deMestrado em Psicologia. Inicia com um panorama histórico de como e por quais motivosa disciplina foi incluída no currículo do curso. Descreve sua programação, explicita seusobjetivos, as ênfases de conteúdo, metodologia e bibliografia utilizada. Apresenta aavaliação que os alunos fizeram da disciplina ao final do semestre letivo, bem como otipo de produção contida em seus trabalhos finais. Analisa todas essas informações apartir dos objetivos da disciplina e finaliza com uma breve reflexão sobre a concepção dehistória que fundamenta esta experiência didática. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação de Pós-Graduação
Educação Superior
Meio Eletrônico:http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a12/loureirobaptista01.pdf



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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